sexta-feira, 20 de março de 2015

EXTRAÇÃO DO DENTE DO SISO EM VARGINHA SUL DE MINAS GERAIS



Uma grande dúvida dos adolescentes e seus pais nos dias atuais é a necessidade ou não de extração do terceiro molar ou popularmente conhecido por dente do “SISO” ou dente do “JUÍZO”. Como são os últimos dentes a erupcionarem “NASCEREM”, em muitos casos não conseguem espaço para seu correto posicionamento na cavidade bucal, ficando impactados e inclusos no osso ou então com uma parte dentro do osso e a outra na cavidade bucal (SEMI-INCLUSOS).  
 Quando impactados no osso podem assumir várias posições, e seu conhecimento é importante para o   planejamento cirúrgico.






Porque ficam inclusos?
ü   Falta de espaço na arcada dentária para seu posicionamento correto
ü   Dentes muito volumosos
ü   Obstrução devido ao dente vizinho ou outra estrutura patológicas
ü   Resistência do tecido ósseo
ü   Resistência da mucosa que o recobre o siso devido sua densidade
ü   Permanência exagerada de dentes decíduos na arcada
ü   Perda prematura dos dentes decíduos alterando a posição dos permanentes



Os dentes do siso impactados ou inclusos devem ser sempre removidos?



Na maioria dos casos sim. Muitas vezes os dentes inclusos / impactados não são tratados até que alguma complicação apareça, mas estudos indicam que os dentes do siso devem ser removidos cirurgicamente quando o paciente é jovem, a fim de prevenir a instalação de futuras patologias como:

1.      Doença periodontal






2.      Cárie






3.      Pericoronarite



                                                                                        Fragiskos D. Fragiskos, Oral Surgery 2007



4.      Cistos e tumores odontogênicos






5.      Reabsorção radicular







6.      Fratura mandibular







7.      Dor de etiologia desconhecida






8.     Apinhamento dentário 






         Quando extrair?

A extração esta indicada por volta dos 16 aos 20 anos, melhor idade já que as raízes ainda não finalizaram seu crescimento, tornando o procedimento mais rápido e seguro e com menores chances de complicações. Nesta idade também o organismo apresenta uma grande capacidade de reparação e cicatrização da ferida cirúrgica. Com o aumento da idade também apresentamos um aumenta na rigidez do tecido ósseo, o que dificulta a extração, além também de uma possível proximidade das raízes com o nervo responsável pela sensibilidade dos dentes e lábio inferior podendo provocar uma “dormência” temporária ou até mesmo permanente.


Como extrair OS DENTES SISO?






















Quem procurar para extrair OS DENTES SISO?


A Odontologia modernizou muitos nos últimos tempos e assim como na medicina, hoje é possível encontrar profissionais especialistas em determinadas áreas, aumentando seu conhecimento e capacitação. A CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL é uma especialidade da Odontologia que se dedica apenas a Cirurgias, sejam elas maiores faciais em ambientes hospitalares ou também cirurgias orais realizadas em consultório odontológico

Quando a cirurgia de extração de siso é realizada, é possível acontecer uma série de complicações, como fratura da mandíbula e infecção pós-operatória. Esta última pode provocar um evento pequeno de fácil controle até uma infecção grave que pode levar a morte do paciente.
Portanto, para minimizar os riscos da cirurgia é fundamental procurar um especialista em CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL com boa formação. Devido a sua experiência e capacitação técnica para este tipo de cirurgia, ele pode oferecer um tratamento seguro e de maior qualidade em um menor tempo cirúrgico, minimizando os riscos de acidentes ou complicações.
Com a evolução da Cirurgia do Dente siso, hoje é possível a realização da extração dos quatros dentes sisos em uma única sessão de forma rápida e com segurança, evitando que medicações e restrições pós-cirúrgicas sejam realizadas várias vezes.

Prof. Dr. Átila Roberto Rodrigues é especialista na realização da cirurgia de Dentes Sisos




Ligue e marque sua avaliação para extração do dente siso com o Prof.Ms.Átila Roberto Rodrigues

                                                      (35) 3015 - 2516 

Nenhum comentário:

Postar um comentário