TRATAMENTO DAS FRATURAS DOS OSSOS DA FACE EM VARGINHA E SUL DE MINAS GERAIS
Trauma Facial
O Cirurgião dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial é o profissional responsável pelo atendimento do paciente vítima de trauma na região facial, em virtude da maioria dos traumas faciais apresentarem a possibilidade de envolvimento do complexo maxilo-mandibular, comprometendo a relação de encaixes (oclusão) entre os dentes superiores e inferiores.
Fraturas dos Ossos da Face
Os sinais e sintomas são específicos para cada tipo de osso acometido pela fratura, no entanto, alguns achados são comuns como a dor, inchaço, perda da função, ou alterações na forma das estruturas da face. Nas fraturas de mandíbula pode ocorrer a dificuldade de movimentação da mandíbula com consequente dificuldade na mastigação, fala e deglutição, além de alteração do encaixe dos dentes e edema embaixo da língua. Outros achados encontrados nas fraturas do osso zigomático (malar) e naso-orbito-etmoidais são; edema ao redor dos olhos, olhos arroxeados, visão dupla, sangramento nasal e afundamento na face. As principais causas de traumas faciais relacionam-se a acidentes motociclísticos, automobilísticos, ciclísticos, esportivos e agressões físicas.
Quando o crânio é acometido no trauma, imediatamente deve ser feito uma consulta a um Neurologista para avaliação de possíveis traumas encefálicos. O trauma na região facial pode provocar sangramentos graves e em alguns casos dificuldades respiratórias. Portanto, após a ocorrência é imprescindível procurar uma avaliação de um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial para o diagnóstico e tratamento caso a fratura facial seja confirmada. Dependendo do tipo de lesão facial, o tratamento pode incluir curativos e suturas de feridas abertas ou ate mesmo tratamentos complexos envolvendo a redução e fixação de fraturas ósseas para imobilização, normalmente estes procedimentos são realizados sob anestesia geral e períodos variáveis de internação em âmbito hospitalar. Estes traumas faciais podem apresentar como consequências desfiguração e perda da função em alguns casos, mas raramente estão relacionados à possibilidade da ocorrência de óbitos.
Para o tratamento das fraturas faciais, no passado era utilizado técnicas com fios de aço como osteossínteses e fixações intermaxilares, mantendo o paciente em muitos casos com os dentes travados e não permitindo a abertura bucal por um período de 45 dias. Já nos dias atuais, com o desenvolvimento da fixação interna rígida, as fraturas faciais são reduzidas anatomicamente e fixadas através do uso de placas e parafusos de titânio. Permitindo uma redução estável e anatômica dos segmentos ósseos fraturados e deslocados e em alguns casos, a restauração imediata da função mastigatória e a recuperação da harmonia e estética da face.
Alguns exemplos de fraturas faciais e alternativas de tratamento com fixação interna rígida. Filosofia preconizada pela AO FOUNDATION e utilizada pelo Prof.Ms.Átila Roberto Rodrigues após sua participação em Cursos de formação.
2012 - XIII AOCMF Craniomaxillofacial Course.
2012 - Simpósio AOCMF Tópicos Avançados em Trauma Facial.
2013 - Symposium-Advanced in Balistic Injury Management
2013 - AOCMF Symposium-Advanced in High Energy Trauma
Imagens ilustrativas de autoria da AO FOUNDATION
Fratura do osso Mandibular
Fratura do osso Maxilar
Classificação tipo Le Fort I
Classificação tipo Le Fort II
Classificação tipo Le Fort III
Fratura do osso Zigomático ou Malar
Fratura do Assoalho orbitário
Fratura Nasal
Fraturas Naso-Orbito-Etmoidais
Fratura do Osso Frontal
EM CASO DE ACIDENTE QUE ENVOLVA TRAUMA EM FACE, PROCURE O CONSULTÓRIO DO PROF.MS.ÁTILA ROBERTO RODRIGUES OU ENTRE EM CONTATO NOS TELEFONES:
CONSULTÓRIO: (35) 3015 - 2516
NOITE OU FINAL DE SEMANA : (35) 9911- 0000
Trauma Dental
Os traumas dentários podem provocar desde uma pequena mobilidade e sangramento em torno do dente a um deslocamento ou até mesmo avulsão do dente para fora do local onde é inserido no osso. Os traumas que acometem os dentes são classificados dentro da especialidade como:
CONCUSSÃO: Apenas uma sensibilidade dolorosa anormal pelo trauma, mas sem a ocorrência de sangramento e mobilidade anormal.
SUBLUXAÇÃO: Ocorre a ruptura de algumas fibras que fazem a estabilização e manutenção do dente no osso, provocando uma mobilidade anormal do dente e dor.
LUXAÇÃO LATERAL: Ocorre o deslocamento do dente em outras direções, principalmente em direção à língua devido ao trauma facial.
INTRUSÃO: Deslocamento do dente para o interior do alvéolo, nome denominado ao osso no qual o dente está inserido.
EXTRUSÃO: É a saída do elemento dentário do alvéolo
AVULSÃO: É a extrusão total do dente do alvéolo, podendo até mesmo cair no local onde ocorreu o trauma. Este elemento deve ser colocado em uma recipiente com leite ou soro fisiológico ou até mesmo no interior da cavidade bucal conservando na saliva do acidentado caso este permaneça consciente, sem tentar o reposicionamento no osso e procurar um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial ou Cirurgião dentista capacitado urgentemente para avaliação e conduta.
FRATURA DENTOALVEOLAR: É a fratura do tecido ósseo denominado de alvéolo, no qual o elemento dentário está inserido, provocando o deslocamento do tecido ósseo e dos dentes nele presentes após o trauma facial.
Em Varginha, o Prof. Ms Átila Roberto Rodrigues oferece tratamento especializado para pacientes que sofreram trauma dental e facial em seu consultório particular ou Hospitais.
Em caso de trauma ligue urgentemente para uma avaliação
CONSULTÓRIO: (35) 3015 - 2516
NOITE OU FINAL DE SEMANA : (35) 9911- 0000
Email: atilabucomaxilo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário