quinta-feira, 26 de março de 2015

TRATAMENTOS DE DESORDENS DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL (DTMs) EM VARGINHA E SUL DE MINAS GERAIS

        ATM (Articulação Têmporo Mandibular) é a articulação entre o crânio e a mandíbula e é responsável juntamente com os músculos da face pela abertura, fechamento, lateralidade da boca e pela mastigação. As doenças localizadas nesta estrutura são denominadas de DTMs (Disfunção Têmporo Mandibular) e tem potencial degenerativo e necessitam de tratamento precoce para evitar maiores danos. As DTMs  são causadas por diversos fatores como: Stress, apertamento e ranger de dentes, disfunção hormonal (mulheres), alterações musculares, maloclusão (mordida errada) e doenças como artrite reumatóide e diabetes entre outros. 



       Os principais sintomas são: dores ao mastigar, dificuldade para abrir a boca, travamento da boca, dor próxima ao ouvido, dificuldade de encaixar os dentes, cefaleias ( dores de cabeça), cervicalgia ( dores no pescoço) e lombalgia (dores nas costas), sensação de entupimento, água ou arreia dentro do ouvido, barulhos ao abrir a boca ou mastigar.





TRATAMENTO DAS DTMs

O tratamento em alguns acasos pode ser multidisciplinar, com a participação do Cirurgião dentista clínico, Cirurgião Buco Maxilo Facial, Ortodontista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo /Psicoterapeuta, Ginecologista, Endocrinologista. Em geral a maioria dos casos (95 a 98%) se resolve com placas acrílicas interoclusais (ajustadas periodicamente e usadas por um tempo determinado, conforme o caso), medicamentos (antiinflamatórios, analgésico, relaxantes musculares e até botox), associação com fisioterapia e conscientização e controle do problema. As cirurgias são reservadas para os casos mais graves (2 a 5%).

As alternativas de tratamento cirúrgico para DTMs são:


Artrocentese: Lavagem da articulação sob sedação



Artroscopia: Cirurgia intra articular minimamente invasiva realizada por vídeo sob sedação ou anestesia geral, para lise, lavagem e/ou reposicionamento discal por suturas articulares




Discopexia por artrotomia (via aberta): Reposicionamento do disco articular através de suturas associadas a micro âncoras intra articulares


Discectomia com artroplastia por artrotomia: Remoção do disco articular e remodelamento do contorno ósseo da articulação.



Prótese Total da ATM: Cirurgia para reconstrução da articulação com a instalação de uma prótese articular em casos de grandes degenerações ou tumores da ATM




Em Varginha, o Prof. Ms Átila Roberto Rodrigues oferece tratamento especializado para pacientes que sofrem de DTMs.
 Ligue e marque sua avaliação:
CONSULTÓRIO: (35) 3015 - 2516



Email: atilabucomaxilo@gmail.com
IMPLANTES DENTÁRIOS EM VARGINHA E SUL DE MINAS GERAIS

Implantodontia é um ramo da Odontologia que se destina ao tratamento do edentulismo (perda de dentes) através das reabilitações com coroas protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários. Esta implantação na mandíbula ou na maxila tem a capacidade de substituir perdas dentárias unitárias, parciais ou totais. Ao redor do implante de titânio ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo. E, é extremamente importante, que o tecido ósseo mantenha-se preservado mesmo quanto o implante dentário seja submetido aos esforços mastigatórios.
A integração óssea deve-se a incapacidade do nosso organismo em detectar o titânio intra-ósseo; devido a suas características bio-inertes. O descobridor da osseointegração foi o médico sueco Per-Ingvar Brånemark; ao inserir câmaras de titânio na fíbula de coelhos em suas experiências, relatou certa dificuldade na hora de removê-las, ao estudá-las notou a intimidade entre osso e titânio. Bränemark faleceu em 20 de Dezembro de 2014 de complicaçoes relativas a um infarto cardíaco aos 85 anos em Gotemburgo, na Suécia.

Desde 1960 existiram vário tipos de implantes; porem os implantes radiculares ósseo-integrados foram os mais bem sucedidos com taxas de sucesso margeando os 95 %. Com a Implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias ate grandes reabilitações totais fixas ou removíveis. Entre 3 e 6 meses após a instalação do implante de titânio pode ser iniciada a prótese. Um processo mais recente propõe a instalação rápida de dentes, chamada carga imediata.

Vejam nos vídeos abaixo alguns exemplos de reabilitação com implantes dentários:


Reabilitação Unitária

Região Anterior



                                                                    Região Posterior



Reabilitação total da maxila com prótese tipo Protocolo




Reabilitação total da mandíbula com prótese tipo Protocolo





Reabilitação total da mandíbula com prótese tipo Barra Clip




Reabilitação total da mandíbula com prótese tipo O´ring





Ligue e marque sua avaliação para reabilitação com implantes dentários com o Prof.Ms.Átila Roberto Rodrigues

                                         TEL:   (35) 3015 - 2516 

TRATAMENTO DAS FRATURAS DOS OSSOS DA FACE EM VARGINHA E SUL DE MINAS GERAIS



Trauma Facial
O Cirurgião dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial é o profissional responsável pelo atendimento do paciente vítima de trauma na região facial, em virtude da maioria dos traumas faciais apresentarem a possibilidade de envolvimento do complexo maxilo-mandibular, comprometendo a relação de encaixes (oclusão) entre os dentes superiores e inferiores.



Fraturas dos Ossos da Face

        Os sinais e sintomas são específicos para cada tipo de osso acometido pela fratura, no entanto, alguns achados são comuns como a dor, inchaço, perda da função, ou alterações na forma das estruturas da face. Nas fraturas de mandíbula pode ocorrer a dificuldade de movimentação da mandíbula com consequente dificuldade na mastigação, fala e deglutição, além de alteração do encaixe dos dentes e edema embaixo da língua. Outros achados encontrados nas fraturas do osso zigomático (malar) e naso-orbito-etmoidais são; edema ao redor dos olhos, olhos arroxeados, visão dupla, sangramento nasal e afundamento na face. As principais causas de traumas faciais relacionam-se a acidentes motociclísticos, automobilísticos, ciclísticos, esportivos e agressões físicas.

Quando o crânio é acometido no trauma, imediatamente deve ser feito uma consulta a um Neurologista para avaliação de possíveis traumas encefálicos. O trauma na região facial pode provocar sangramentos graves e em alguns casos dificuldades respiratórias. Portanto, após a ocorrência é imprescindível procurar uma avaliação de um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial para o diagnóstico e tratamento caso a fratura facial seja confirmada. Dependendo do tipo de lesão facial, o tratamento pode incluir curativos e suturas de feridas abertas ou ate mesmo tratamentos complexos envolvendo a redução e fixação de fraturas ósseas para imobilização, normalmente estes procedimentos são realizados sob anestesia geral e períodos variáveis de internação em âmbito hospitalar. Estes traumas faciais podem apresentar como consequências desfiguração e perda da função em alguns casos, mas raramente estão relacionados à possibilidade da ocorrência de óbitos.
Para o tratamento das fraturas faciais, no passado era utilizado técnicas com fios de aço como osteossínteses e fixações intermaxilares, mantendo o paciente em muitos casos com os dentes travados e não permitindo a abertura bucal por um período de 45 dias. Já nos dias atuais, com o desenvolvimento da fixação interna rígida, as fraturas faciais são reduzidas anatomicamente e fixadas através do uso de placas e parafusos de titânio. Permitindo uma redução estável e anatômica dos segmentos ósseos fraturados e deslocados e em alguns casos, a restauração imediata da função mastigatória e a recuperação da harmonia e estética da face.

 Alguns exemplos de fraturas faciais  e alternativas de tratamento com fixação interna rígida. Filosofia preconizada pela AO FOUNDATION e utilizada pelo Prof.Ms.Átila Roberto Rodrigues  após sua participação em Cursos de formação.

2012 -  XIII AOCMF Craniomaxillofacial Course.
2012 - Simpósio AOCMF Tópicos Avançados em Trauma Facial.
2013 - Symposium-Advanced in Balistic Injury Management
2013 - AOCMF Symposium-Advanced in High Energy Trauma



                                     Imagens ilustrativas de autoria da AO FOUNDATION


Fratura do osso Mandibular



Fratura do osso Maxilar
 Classificação tipo Le Fort I

Classificação tipo Le Fort II

Classificação tipo Le Fort III


Fratura do osso Zigomático ou Malar




Fratura do Assoalho orbitário



Fratura Nasal



Fraturas Naso-Orbito-Etmoidais




Fratura do Osso Frontal




EM CASO DE ACIDENTE QUE ENVOLVA TRAUMA EM FACE, PROCURE O CONSULTÓRIO DO PROF.MS.ÁTILA ROBERTO RODRIGUES OU ENTRE EM CONTATO NOS TELEFONES:
CONSULTÓRIO: (35) 3015 - 2516
NOITE OU FINAL DE SEMANA : (35) 9911- 0000


TRATAMENTO DE TRAUMAS AOS DENTES EM VARGINHA E SUL DE MINAS


Trauma Dental

Os traumas dentários podem provocar desde uma pequena mobilidade e sangramento em torno do dente a um deslocamento ou até mesmo avulsão do dente para fora do local onde é inserido no osso. Os traumas que acometem os dentes são classificados dentro da especialidade como:

CONCUSSÃO: Apenas uma sensibilidade dolorosa anormal pelo trauma, mas sem a ocorrência de sangramento e mobilidade anormal.




SUBLUXAÇÃO: Ocorre a ruptura de algumas fibras que fazem a estabilização e manutenção do dente no osso, provocando uma mobilidade anormal do dente e dor.






LUXAÇÃO LATERAL: Ocorre o deslocamento do dente em outras direções, principalmente em direção à língua devido ao trauma facial.





INTRUSÃO: Deslocamento do dente para o interior do alvéolo, nome denominado ao osso no qual o dente está inserido.




EXTRUSÃO: É a saída do elemento dentário do alvéolo




AVULSÃO: É a extrusão total do dente do alvéolo, podendo até mesmo cair no local onde ocorreu o trauma. Este elemento deve ser colocado em uma recipiente com leite ou soro fisiológico ou até mesmo no interior da cavidade bucal conservando na saliva do acidentado caso este permaneça consciente, sem tentar o reposicionamento no osso e procurar um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial ou Cirurgião dentista capacitado urgentemente para avaliação e conduta.




FRATURA DENTOALVEOLAR: É a fratura do tecido ósseo denominado de alvéolo, no qual o elemento dentário está inserido, provocando o deslocamento do tecido ósseo e dos dentes nele presentes após o trauma facial.







Em Varginha, o Prof. Ms Átila Roberto Rodrigues oferece tratamento especializado para pacientes que sofreram trauma dental e facial em seu consultório particular ou Hospitais.
Em caso de trauma ligue urgentemente para uma avaliação

CONSULTÓRIO: (35) 3015 - 2516
NOITE OU FINAL DE SEMANA : (35) 9911- 0000

Email: atilabucomaxilo@gmail.com

sexta-feira, 20 de março de 2015

EXTRAÇÃO DO DENTE DO SISO EM VARGINHA SUL DE MINAS GERAIS



Uma grande dúvida dos adolescentes e seus pais nos dias atuais é a necessidade ou não de extração do terceiro molar ou popularmente conhecido por dente do “SISO” ou dente do “JUÍZO”. Como são os últimos dentes a erupcionarem “NASCEREM”, em muitos casos não conseguem espaço para seu correto posicionamento na cavidade bucal, ficando impactados e inclusos no osso ou então com uma parte dentro do osso e a outra na cavidade bucal (SEMI-INCLUSOS).  
 Quando impactados no osso podem assumir várias posições, e seu conhecimento é importante para o   planejamento cirúrgico.






Porque ficam inclusos?
ü   Falta de espaço na arcada dentária para seu posicionamento correto
ü   Dentes muito volumosos
ü   Obstrução devido ao dente vizinho ou outra estrutura patológicas
ü   Resistência do tecido ósseo
ü   Resistência da mucosa que o recobre o siso devido sua densidade
ü   Permanência exagerada de dentes decíduos na arcada
ü   Perda prematura dos dentes decíduos alterando a posição dos permanentes



Os dentes do siso impactados ou inclusos devem ser sempre removidos?



Na maioria dos casos sim. Muitas vezes os dentes inclusos / impactados não são tratados até que alguma complicação apareça, mas estudos indicam que os dentes do siso devem ser removidos cirurgicamente quando o paciente é jovem, a fim de prevenir a instalação de futuras patologias como:

1.      Doença periodontal






2.      Cárie






3.      Pericoronarite



                                                                                        Fragiskos D. Fragiskos, Oral Surgery 2007



4.      Cistos e tumores odontogênicos






5.      Reabsorção radicular







6.      Fratura mandibular







7.      Dor de etiologia desconhecida






8.     Apinhamento dentário 






         Quando extrair?

A extração esta indicada por volta dos 16 aos 20 anos, melhor idade já que as raízes ainda não finalizaram seu crescimento, tornando o procedimento mais rápido e seguro e com menores chances de complicações. Nesta idade também o organismo apresenta uma grande capacidade de reparação e cicatrização da ferida cirúrgica. Com o aumento da idade também apresentamos um aumenta na rigidez do tecido ósseo, o que dificulta a extração, além também de uma possível proximidade das raízes com o nervo responsável pela sensibilidade dos dentes e lábio inferior podendo provocar uma “dormência” temporária ou até mesmo permanente.


Como extrair OS DENTES SISO?






















Quem procurar para extrair OS DENTES SISO?


A Odontologia modernizou muitos nos últimos tempos e assim como na medicina, hoje é possível encontrar profissionais especialistas em determinadas áreas, aumentando seu conhecimento e capacitação. A CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL é uma especialidade da Odontologia que se dedica apenas a Cirurgias, sejam elas maiores faciais em ambientes hospitalares ou também cirurgias orais realizadas em consultório odontológico

Quando a cirurgia de extração de siso é realizada, é possível acontecer uma série de complicações, como fratura da mandíbula e infecção pós-operatória. Esta última pode provocar um evento pequeno de fácil controle até uma infecção grave que pode levar a morte do paciente.
Portanto, para minimizar os riscos da cirurgia é fundamental procurar um especialista em CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL com boa formação. Devido a sua experiência e capacitação técnica para este tipo de cirurgia, ele pode oferecer um tratamento seguro e de maior qualidade em um menor tempo cirúrgico, minimizando os riscos de acidentes ou complicações.
Com a evolução da Cirurgia do Dente siso, hoje é possível a realização da extração dos quatros dentes sisos em uma única sessão de forma rápida e com segurança, evitando que medicações e restrições pós-cirúrgicas sejam realizadas várias vezes.

Prof. Dr. Átila Roberto Rodrigues é especialista na realização da cirurgia de Dentes Sisos




Ligue e marque sua avaliação para extração do dente siso com o Prof.Ms.Átila Roberto Rodrigues

                                                      (35) 3015 - 2516